BARCELONA

 

PRIMEIRO

Barcelona exala arte, cultura e boa gastronomia. Mais que a capital da Catalunha, é uma das grandes cidades do Mediterrâneo, um museu a céu aberto. Moderna e ao mesmo tempo clássica, famosa por sua arquitetura, seus bares e por sua animada vida noturna.
A vasta herança histórica de Barcelona abriga desde ruínas romanas até o último em arquitetura contemporânea, com uma boa dose de gótico e modernismo, tornando seus palácios, templos e parques um patrimônio.
Seu legado medieval revela um dos passados mais ilustres da Europa, por isso, o melhor ponto de partida para visitar a cidade é o Bairro Gótico.
Apesar de não estar terminada, a Sagrada Família, de Antoni Gaudí, é um dos templos mais visitados da Europa, o projeto, ainda inacabado, sobreviveu a morte do arquiteto em 1926, cujo corpo está na cripta. As obras de Gaudí é o legado arquitetônico mais importante do modernismo, e algumas de suas criações são Patrimônios da Humanidade.
Na vibrante capital da Catalunha, caminhar em las Ramblas é imprescindível, mas se optar por turismo de compras, o Passeig de Gracia é o lugar ideal para ver as mais conhecidas boutiques. No Museu Picasso está a coleção mais completa do mundo da obra da juventude do artista.
Já para ter uma linda vista panorâmica da cidade a vista do Tibidabo é de tirar o folego. Se preferir contemplar um lindo pôr do sol ou admirar o mar, Barceloneta é o lugar.
Barcelona é de fato uma cidade monumental, repleta de obras e atrações para todos os gostos à espera de ser desvendada.

TORRE AGBAR

TORREAGBAR

Torre Agbar

Eleva-se a cerca de cento e quarenta e dois metros de altura. Na sua construção foram utilizados diversos materiais. Até ao piso 26, em que o edifício apresenta a forma de um cilindro, é essencialmente constituído por concreto e vidro. A partir do vigésimo sexto andar até à cúpula foram utilizados aço e vidro. A superfície do edifício é constituída por placas de alumínio coloridas.

Esta torre, construída pelo arquiteto Jean Nouvel e b720 Fermin Vasquez Arquitetos, pertence à  Companhia das águas de Barcelona.

É o terceiro edifício mais alto da capital catalã.

LAS RAMBLAS

la-rambla-pictures-1-3

Sinônimo de Barcelona, todo mundo quer ir passear nas Ramblas! 1.2 km para você andar no coração da cidade. Aqui você verá todos os tipos de barracas, cafés, restaurantes, bares e performers de rua, tudo acontecendo.No final das Ramblas, em direção ao mar, está à estátua de  Colombo, descobridor da América, com 51,30 m de altura apontando para o Novo Mundo. Metrô: Drassanes (Green Line, L3) ou Liceu (Green Line, L3) ou Catalunya (Green Line, L3) and (Red Line, L1). Acho que é um dos lugares mais agitados de Barcelona, sempre está lotado de gente.

Destaques
» Gran Teatre del Liceu
» Monument a Colón
» Mercat de la Boqueria
» Bancas de Flores e Aves
» Font de Canaletes
» Palau de la Virreina
» Centre d’Art Santa Monica
» Casa Bruno Quadras
» Esglesia de Betlem
» Palau Guell
» Plaça Real
» Museu de Cera
» Reial Academia de Ciencies i Arts

Direção: La Rambla
metro Metro: Estação Drassanes (Linha Verde, L3), Estação Liceu (Linha Verde, L3), Catalunya (Linha Verde, L3) e (Linha Vermelha, L1)
Site oficial: www.laramblabcn.com/

SAGRADA FAMÍLIA

sagrada familia

Sagrada Familia

A maior obra de Gaudí, é a igreja menos convencional da Europa, com fachada de diversos estilos arquitetônicos, teve início em 1882 e estima que a obra esteja concluída por volta de 2084. Desde uma das torres que é aberta à visitação, é possível subir de elevador ou encarar 400 degraus. Lá de cima se tem a vista interna da catedral, e uma linda vista das ruas de Barcelona.

Vale a pena ficar 1:30 na fila esperando para entrar, porque depois de estar la dentro é recompensador.

Direção: Calle Mallorca, 401
Horários: 09:00 – 18:00 (Out-Mar) 09:00 – 20:00 (Abr – Set)
metro Metro: Sagrada Familia (Linha Azul, L5) e (Linha Roxa L2)
Site oficial: www.sagradafamilia.cat/
Comprar entradas antecipadas e sem filas

OBRAS DE GAUDÍ

gaudio2

Obra Gaudí

Outra obra-prima de Gaudí, La Pedrera foi construída entre 1905 e 1910 para a família Milá. É um dos imaginativos projetos de casas na história da arquitetura, esta construção é mais do que uma escultura de um edifício.Anteriormente chamado de Casa Milà, também conhecida como La Pedrera (a pedreira), parece um prédio dos Flinstones, com formas orgânicas de pedra cinzenta, hceia de curvas. É possivel visitar até o telhado, uau! De tirar o fôlego; onde ressaltam  potes gigantes como  cavaleiros medievais. O ferro forjado também está presente nas formas de varandas imitando formas vegetais. Do telhado a vista espetacular de Barcelona, visite no pôr-do-sol, demais!.. Um piso abaixo do teto é um museu dedicado ao trabalho do Gaudí. O edifício foi reconhecido pela UNESCO como “Patrimônio Mundial”, em 1984. Não tem como deixar de visitar !!!

CASA TERRADES

terrade

Casa Terrades

Ali pertinho das obras de Gaudí está esse bloco de apartamentos hexagonal, foi apelidado de Casa de lês Punxes (Casa das pontas), pois possui agulhas em suas torres em formato de chapéu de bruxa.

Direção: Av. Diagonal, 416
metro Metro: Estação Verdaguer (Linha Amarela, L4) | Estação Verdaguer (Linha Azul, L5).
Bus Ônibus: 20, 39, 45 , 47.

CASA BATLLÔ

CASA BATLLO TOUR BARCELONA 11-carru2

Casa Batlló

Casa Batlló é às vezes ignorada pelos turistas, e fica na mesma rua de La Pedrera, também de Gaudí. Casa Batlló é uma deslumbrante criação de 1875 e tão inspiradora como La Pedrera. Os pisos mais baixos eram  para o proprietário e os andares superiores para aluguel. A “casa” é  uma jóia, com seus desenhos Art-Nouveau, e podemos visitar um apartamento decorado, chegando até o telhado também. Imperdível! Aberta todos os dias das 10 às 20h. (Passeig de Gracia, 43).

PRAIA BARCELONETA

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Praia Barceloneta

O Bairro que mais parece uma espécie de aldeia de pescadores de Barcelona é um lugar cosmopolita e muito procurado no verão. Abriga diversas atrações e um dos melhores lugares da cidade para provar pescados frescos.
Em Barceloneta fica a primeira Praia de Barcelona, é também a mais antiga e famosa da cidade. E o dia estava lindo e ensolarado, ao contrário do Brasil, nesta praia o Topless e o nudismo é super normal, mas isso é Europa……

la-barceloneta

Praia La Barceloneta

 

Destaques
» Plaça de la Barceloneta
» Igreja Sant Miguel del Port
» Moll de Rellotge (doca do relógio) e Campanário
» Torre de Sant Sebastià

metro Metro: Estação Barceloneta (Linha Amarela, L4)
Site oficial: www.labarceloneta.es/

MUSEU NACIONAL DE ARTE DA CATALUNHA

MUSEU

MNA

Um dos lugares mais bonitos de Barcelona. Também conhecido como MNAC está situado no Palácio Nacional, no Parque de Montijuic.
Endereço: Palau Nacional, Parc de Montijuic, s/n.

Destaques
» Interior da Sant Joan de Boí
» Afrescos de Sant Climent de Taull
» Virgem Ger
» Crucifixo de majestade de Batlló
» Murais de Santa Maria de Taull
» Abside Santa Maria d’Aneu
» Cabeça de Cristo
» Verge dels Consellers
» Retaule de Sant Agustí
» Legado Cambó

 Dica:
» Da entrada para o imenso saguão envidraçado, se tem uma vista espetacular da cidade.
» O primeiro domingo do mês a entrada é gratuita.

Direção: Palau Nacional  – Parque de Montjuïc.
Horários: De terça a sábado 10:00 -19:00. Domingo e feriado: 10:00 – 14:30.
metro Metro: Estação Plaza España (Linha Verde, L3) ou Estação Plaza España (Linha Vermelha, L1).
Bus Ônibus: Até o Parc de Montjuïc: 50, 61, 13, 55. Até a Plaza Espanya: 9, 27, 30, 37, 56,57, 65, 79, 109, 157, 165.
Site oficial: www.mnac.cat/

PARQUE GUELL

Park_Güell_02

Parque Guell

O Park Güell é um projeto frustado de Antoni Gaudí e do seu mecenas Eusébio Güell. A ideia dos dois era construir um condomínio, do tipo cidade-jardim, inspirado nos condomínios da Inglaterra, para os burgueses de Barcelona. Em 1899, Güell comprou o terreno e convidou Gaudì para tocar o projeto, que previa a construção de 60 casas. O projeto fracassou, pois os ricos da cidade achavam o lugar longe do centro e pouco urbanizado. Em 1918, quando o conde Güell morreu, o empreendimento foi vendido para a prefeitura de Barcelona que decidiu fazer um parque.
vista_geral_guell
Em 1900, Gaudí começou a trabalhar no park, cujas obras param em 1914, com a chegada da Primeira Guerra Mundial. No terreno localizado na parte alta da cidade, foram construídas as partes comuns do condomínio e as casa de Gaudí (salmão), de um advogado amigo de Güell (branca no alto) e a casa do sr. Güell (hoje uma escola). A casa de Gaudí é um museu, a entrada se paga a parte da entrada do parque. Dentro tem móveis do Palau Güell e da Cases Calvet e alguns objetos pessoais de Gaudí.
Destaques
» Pavilhões de entrada
» Escadaria dupla
» Praça
» Viaduto superior
» Sala das Cem Colunas
» Casa-Museu Gaudí Dica:
» Se não estiver preparado para uma caminhada íngreme de 20 minutos do metro até o parque, pegue um táxi na saída da estação Lesseps. O ônibus 24 que sai da Plaza Catalunya para em frente a entrada principal.

PRAÇA ESPANHA

Praça-de-Espanha-Torres-Venezianas

Praça Espanha

Um dos lugares que eu mais gosto de Barcelona.  Praça Espanha é ponto de referência e de ligação de importantes avenidas de Barcelona, e obra de vários artistas catalães. Suas torres inspiradas no Campanário de São Marcos, em Veneza servem como entrada que se abre a uma espetacular vista da gigantesca fonte e da escadaria que conduz ao Palau Nacional.

Destaques
» Fonte no centro do cruzamento
» Plaza de toros
» Os dois Campanários
» Espetáculo da Font Màgica de Montjuïc

FONTE MÁGICA DE  MONTJUIC

fonte

A maior fonte ornamental de Barcelona foi criada em 1929 para a Exposição Internacional, e hoje é uma das atrações mais populares da cidade, pois oferece um espetáculo de musica, luzes e movimentos.

Horários: Outono e inverno: Sexta e sábado 19:00 a 21:00. Primavera e verão: Quinta a domingo 21:00 a 23:30.
Site oficial:  www.bcn.cat/parcsijardins/fonts/EN/magica.html

Dica:
» O espetáculo Fontes Luminosas, que jorram água e acendem suas luzes ao ritmo de sinfonias famosas. Dura 15 minutos, e se repete a cada meia hora.
» O melhor momento para apreciar a beleza do Palau Nacional é à noite, quando o edifício e a fonte mágica estão iluminados.

Direção:  Plaça Espanya s/n
metro Metro:  Estação Espanya (Linha Verde, L3) | Estação Espanya (Linha Vermelha, L1).
Bus Ônibus:  9, 23, 27, 30, 37, 46, 50, 61, 65, 79, 109, 165.

PORTO DE BARCELONA

porto

A marina de Barcelona é um antigo porto reabilitado nos anos 80, ao final da Rambla. Antes velhas docas e depósitos, que agora abriga um amplo complexo de lojas.

Destaques
» Moll de Fusta (ancoradouro de madeira)
» El Cap de Barcelona (escultura de 20m de altura)
» Imax Port Vell
» Las Golondrinas
» L’Aquàrium de Barcelona
» Maremagnum
» Marina Port Vell
» Museo de Historia de Cataluña
» Museo Marítimo de Barcelona (Reales Atarazanas)
» Palau de Mar
» Rambla de Mar
» Transbordador aéreo (Telefèrics de Catalunya)
» World Trade Center Barcelona
» Mercados del Port Vell

metro Metro: Estação Barceloneta (Linha Amarela, L4), Estação Drassanes (Linha Verde, L3).
Bus Ônibus: 14, 17, 19, 36, 38, 39, 40, 45, 57, 64, 91.
Site oficial: www.portvellbcn.com/es/

ESTÁDIO DO BARCELONA

estadio

Estádio Barcelona

É o maior estádio de futebol da Europa e também casa do Barcelona.

Destaques
» Museu do Clube Barcelona
» Estádio
Direção: Aristides Maillol, entrada nº 7
Horários: De segunda a sábado (de 4 de abril à 9 de outubro) das 10 a 20 horas. O resto do ano o horário do Museu é das 10 a 18:30. Domingo e feriados, (todo o ano): De 10.00 a 14.30 horas.
metro Metro: Collblanc (Linha Azul, L5) e María Cristina ou Les Corts (Linha Verde, L3)
Bus Ônibus: 14, 17, 19, 36, 38, 40, 45, 57, 59, 64, 91, 157.
Site oficial: Clique para conhecer

 

PARC DE JOAN MIRÓ – “Parc de I’Escorxador ” (Parque del Matadero)

MINOLTA DIGITAL CAMERA

Escultura Miró

Parque construído em dois níveis, o inferior dedicado a campos de futebol, e o superior completamente pavimentado e decorado com a colorida escultura de Dona i Ocell (“Mulher e Pássaro”) de Miró.

Destaques
» Escultura de Miró
» Espaço verde

Direção: Calle Aragó 1
Horários: 10:00-18:00 (Dez a Feb) | 10:00-19:00 (Mar e Nov) | 10:00-20:00 (Abr e Out) | 10:00-21:00 (Mai a Set)
metro Metro: Estação Tarragona (Linha Verde, L3) | Estação Espanya (Linha Vermelha, L1).
Bus Ônibus:  27, 30, 43, 44, 109.

PARQUE OLIMPICO

OLIMPICO

Vila Olimpica

No complexo olímpico além do estádio olímpico e ginásios (entrada grátis) para os mais diversos esportes (quem quiser pode visitar o estádio onde o Brasil ganhou a medalha de ouro olímpica no volley masculino), está a piscina olímpica que além de palco para muitas competições de natação esta aberta para o publico .

stadio

Estadio Olimpico

 

DICAS DE COMO SE LOCOMOVER EM BARCELONA

METRÔ

Um dos transportes mais práticos em Barcelona, o metrô conta com 8 linhas que conectam de forma bastante eficiente as principais regiões da cidade. Os bilhetes avulsos custam 2€. No entanto, para quem passa mais de 2 ou 3 dias por ali, vale a pena comprar o T-10, bilhete com 10 viagens e que custa 9,25€.

O horário de funcionamento dos metrôs é: feriados, e de domingo a quinta-feira de 5h às 00h; sextas-feiras de 5h às 2h; e sábados 24 horas.

Mapa das linhas do metrô

TREM

Barcelona conta com uma rede de trens denominada Cercanías, dispondo de 5 linhas que, além de conectar diversos pontos da própria cidade, também chega a outras regiões e povoados da área metropolitana e da região de Catalunha.

A empresa responsável pelo transporte é a Renfe e as principais estações de onde partem os trens são Barcelona-Sants (a central), Plaça Catalunya, Passeig de Gràcia, Fabra i Pug, Sant Andreu Arenal, além da Arc de Triomf.

Integrada a esse serviço também está a rede de ferrocarriles administrada pelo governo da Catalunha, e que conecta a cidade a diversas regiões da área metropolitana.

O bilhete utilizado para o metrô também pode ser utilizado para os ferrocarriles.

ÔNIBUS

Os autobuses também são uma boa opção para os turistas de Barcelona já que, além de conectar toda a cidade através de uma frota de mais de mil veículos, todos adaptados para cadeiras de rodas e carrinhos de bebês, permite ao visitante desfrutar da cidade durante o caminho para seu local de destino.

Diversas paradas contam com um painel eletrônico que mostra o tempo previsto para a chegada dopróximo ônibus, e o bilhete é o mesmo utilizado para os metrôs.

Pela noite, quando o metrô deixa de funcionar, a cidade oferece o serviço de Nitbús, linhas especiais que funcionam durante a madrugada, tendo como principal ponto o da Plaça Catalunya.

Mapa das linhas de ônibus

TÁXI

Barcelona conta com uma frota de cerca de 11 mil táxis, ou seja, encontrar um táxi pelas ruas é uma tarefa absolutamente simples na capital catalã.

Os carros são padronizados com cor amarela e azul, e possuem uma luz no teto para mostrar se estão ocupados ou não (verde significa livre). Há também pontos de táxis espalhados pela cidade, sendo identificados pela placa azul com a letra T e o asfalto pintado com faixas amarelas.

As tarifas mudam de acordo com a hora do dia ou da noite. Geralmente as corridas não chegam a custar muito, variando de 0,93€ a 1,18€ por quilômetro, e de 2,05€ a 6,70€ a bandeira. Vale lembrar que são cobradas taxas por cada bagagem levada no porta-malas.

Mais informações sobre táxis em Barcelona pelo site ou pelo telefone +34 932 235 151.

 

QUANDO IR?

Barcelona foi agraciada com um clima mediterrâneo e os períodos mais indicados para quem vai em busca de dias agradáveis, é de maio a junho e de setembro a outubro.

Mas se você é daqueles que adoram altas temperaturas (e umidade), pode visitar a cidade entre julho e agosto, ficando atento, apenas, para os preços de hospedagem. Isso porque o alto verão costuma ser uma das épocas mais caras da cidade.

ONDE FICAR?

Hotel Paral-lel

ONDE COMER?

Little Italy

Especializado em gastronomia mediterrânea, o Little Italy é uma excelente opção para aqueles que desejam experimentar algo diferente das tradicionais tapas espanholas em Barcelona. Isso sem contar que o restaurante também é uma casa de jazz onde, além de uma excelente refeição, o cliente vai ter uma noite…

 

 

Anúncios

6 comentários sobre “BARCELONA

  1. Fatima disse:

    Parabens pelo blog, eu e meu marido vamos a Madri e julho e de la iremos a Barcelona, vc acha que quantos dias é suficiente la? Obrigado !!!

    Curtir

  2. Nina de Souza disse:

    Adoro as dicas do seu blog !!! Qual bairro voce indicaria pra se hospedar em Barcelona? estou indo mes que vem pra la. Muito obrigado !!!

    Curtir

    • GARAVIAGEM disse:

      Olá Nina, obrigado por acompanhar o blog. Então, Barcelona tem pra todos os gostos, desde o bairro gótico até Barceloneta. Eu gosto de ficar proximo as Ramblas, por ser um lugar mais agitado e de fácil acesso a tudo. Obrigado !!! quaisquer outras duvidas é só escrever….

      Curtir

  3. Meire Freitas disse:

    Boa noite, inicio de maio estou indo pra Barcelona e gostaria de saber se é confiavel comprar ingresso pra entrar na sagrada familia pelo site? Parabens pelo blog !!!

    Curtir

    • GARAVIAGEM disse:

      Oi Meire, obrigado pela visita ao blog, com certeza é super confiavel comprar pelo site e evitar filas para comprar no local. Eu mesmo comprei pelo site antes de viajar. Aproveite a viagem e nos conte depois como foi. Abs.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s