Um dos destinos mais lindo do Brasil, Fernando de Noronha tem uma beleza incomparável.
Um lugar como poucos. É preciso conhecê-lo para entender sua magia e descobrir seus encantos, que não se resumem apenas à beleza de suas praias, falésias e mergulhos. Há alguma coisa a mais, uma energia especial que paira no ar, difícil de explicar, mas fácil de sentir. As cores são mais intensas, a natureza é muito presente e as paisagens são fortes e marcantes, mas não adianta tentar descrever, só indo lá mesmo para descobrir.
Taxa de Preservação Ambiental
Lembre-se para usufluir das belezas de Noronha será preciso pagar uma taxa. A taxa é cobrada de acordo com os dias de permanência na Ilha. No entanto, se, por acaso, você sair antes do período programado e já tenha pago, terá direito à restituição da diferença antes de embarcar para o continente.
Da mesma forma, se resolver prolongar a visita, o valor referente aos dias a mais será cobrado no dia do embarque. E o pagamento pode ser feito à vista, cheque, cartões de crédito, dólar etc.
O valor da taxa é R$ 64,25 por dia e deve ser pago no aeroporto no momento do desembarque ou pela internet. Existe também uma taxa de preservação que deve ser paga para fazer as trilhas e custa em média R$ 10.00;
FORTE DO BOLDRÓ
Forte do Boldró no pôr do sol, onde a galera tem o costume de festejar o entardecer com aplausos, assobios e um sonzão. Se você quiser assistir ao pôr do sol sossegado, melhor subir ao Forte da Vila dos Remédios, onde há uma ladeira íngreme que espanta naturalmente aqueles que querem levar junto o cooler de cerveja e o sonzinho.
VILA DOS REMÉDIOS
Acho que o Vilarejo de Nossa Senhora dos Remédios é o melhor lugar para ficar hospedado em Fernando de Noronha, porque estando na Vila, você tem muitas opções sem ter que alugar carros ou pegar táxis, como bons restaurantes, mercados, atrativos e lindas praias muito próximas. Também é lá que está localizada a agência dos correios, a agência bancária e o principal ponto de táxi da Ilha.
As praias do Cachorro, Meio e Conceição são as opções mais interessantes nas proximidades, e ainda tem o Forte dos Remédios e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios construída em 1772 que são duas relíquias históricas da região.
A Vila foi o núcleo definitivo da ocupação portuguesa no século XVIII, edificado no mesmo espaço onde os holandeses permaneceram por 25 anos, no século XVII. O traçado urbano da Vila obedece ao desenho de dois pátios: no espaço superior, o poder civil e no inferior, defronte a igreja, o poder religioso, ambos associados à Horta da Vila. Todas as edificações davam suporte ao sistema carcerário implantado naquele tempo: armazém de produtos agrícolas, merceologia para depósito e distribuição de mercadorias, residências dos guardas e dirigentes da Colônia Correcional, dentre outros.
Outro detalhe é que as vilas de Noronha estão distantes entre si, obedecendo a um plano militar de ocupação.
MORRO DOIS IRMÃOS
Acho que é o ícone mais famoso de Noronha. Não há como visitar o arquipélago e não tirar uma foto em frente as duas formações rochosas quase idênticas uma da outra. O morro fica na Baía dos Sanchos, vale uma caminhada até a ponta da praia para ficar cara a cara com esse visual incrível.
PRAIA DO CACHORRO
A praia do cachorro é bem gostosa e pertinho da vila, com águas calmas, muito gostoso para relaxar a tarde.
TRILHA DO ATALAIA
O trecho da trilha é muito linda e tem muita vida marinha,e você aproveita para dar uma parada para tomar banho nas piscinas naturais.
PRAIA CACIMBA DO PADRE
Praia excelente para os amantes do surf, é o pico mais famoso da ilha, com ondas que podem passar de 10 pés. As ondas são fortes e tubulares, quebram em fundo de areia. Funciona com swell de norte e nordeste.
Uma da maiores praias da ilha – 900 metros de extensão – a praia da Cacimba do Padre abriga outro cartão-postal de Noronha: o Morro Dois Irmãos. E as belezas não terminam por aí. As águas são verdes transparentes e repletas de vida marinha, a areia é clara e fofa, e a vegetação nativa dos morros avança sobre a praia. No verão, as ondas chegam a cinco metros. Bom local para apreciar o pôr do sol. No estacionamente, há dois restaurantes. Aproveite para abastecer o cantil!
PASSEIO ILHA TOUR
Um passeio completo por toda a ilha de Fernando de Noronha. Um mix de aventura e lazer, começando a jornada em carros ‘off-road’, passando por praias com piscinas naturais e pontos históricos. E no final com um pôr do sol mais lindo que você já viu.
Indico este passeio com duração de 8 horas, você irá passar por lugares variados, piscinas naturais, trilhas, praias lindas e muito mais, é bom você levar sandálias, boné, protetor solar, material de mergulho, câmera fotográfica, o nível de dificuldade é levinho mas dá uma canseira rs………+- 160,00 reais por pessoa, mas vale a pena.
DICAS:
Pontos de Surf em Noronha
A Cacimba do Padre é o pico mais famoso da ilha, com ondas que podem passar de 10 pés. As ondas são fortes e tubulares, quebram em fundo de areia. Funciona com swell de norte e nordeste.
O Boldró tem ondas rápidas e tubulares, que quebram em fundo raso de corais. Pico de esquerda, com ondas entre 4 e 10 pés.
A Praia da Conceição por ser mais extensa tem ondas menores, mas é possível ver muitos surfistas disputando “na relax” algumas ondas num surf de fim de tarde. O pôr-do-sol de lá é show! A melhor época para o surf lá é entre Dezembro e Março, quebram esquerdas e direitas de 2 a 8 pés.
A Laje do Bode é um pico de direita com fundo de pedra. As ondas são tubulares, com formação perfeita, variando entre 3 a 8 pés.
Abras é um point break de esquerda, com fundo de pedra e ondas de longas e perfeitas, que variam entre 3 a 8 pés.
Como as ondas e marés em Noronha variam muito, uma dica é conversar com os moradores para saber os melhores horários das marés nas respectivas praias.
Em Fernando de Noronha, a melhor época para a prática do surf é entre os meses de Dezembro e Fevereiro. Nesse período, a ilha é tomada por praticantes do esporte, que chegam em busca do famoso “swell”, fenômeno natural que garante a formação de ondas grandes e tubulares.
PASSEIOS:
Vale procurar antes o que se quer fazer, pesquisar sobre a maré e a proximidade dos locais antes para conseguir montar um roteirinho básico. Acho legal também pedir dicas para a pousada onde estará hospedado de guias, passeios e tal… às vezes eles podem ter bons contatos e muitas vezes a própria pousada realiza certos passeios.
Fora isso, eu acho que vale a pena deixar para fechar lá, pois lá dá para negociar preços, pagando em dinheiro.
CLIMA:
Temperatura média de 28 graus, ou seja, é quente o ano inteiro.
COMO CHEGAR:
De avião, pela empresa GOL, através de Recife, ou pela AZUL/TRIP, por Natal. Se você não estiver partindo de uma dessas cidades, saiba que as conexões farão parte de sua viagem. O transfer de para o aeroporto não é problema: várias pousadas e receptivos já fornecem essa cortesia. Portanto, preste atenção neste aspecto quando fechar a hospedagem ou algum passeio.
ONDE FICAR: Pousada Magia – As opções mais baratas e centrais estão na Vila dos Remédios e na Vila Floresta Nova.
ONDE COMER?
Restaurante da Edilma / Restaurante do Zé Maria /Restaurante Flamboyant
QUANDO IR?
Noronha é sempre linda, mas ela muda em relação a cada época do ano.. se você curte surf, a época ideal é no verão: dezembro, janeiro e fevereiro são meses de muitas ondas por lá.
Já se prefere um mar mais calmo, de julho a outubro são os melhores meses, lembrando que setembro e outubro são ainda melhores para quem curte mergulhar, pois a visibilidade nesse período chega a ser de aproximadamente 50m embaixo da água. (Eu fui em julho/agosto).
Dicas para compra de Passeios no site:
http://www.atalaianoronha.com.br/
Adorei Noronha, estivemos ano passado e realmente o lugar é tudo isso mesmo. Parabens pelo blog.
CurtirCurtir
Oi Mauro, que bom que gostaram, realmente tudo lá é encantador né. Obrigado !!!
CurtirCurtir
Lindas fotos, um dia ainda quero visitar este paraiso,pena que as passagens continuam caro. Lindas fotos. Parabens.
CurtirCurtir
Oi Juliana, muito obrigado pelo comentário. Tem que ficar de olho nas promoçoes, sempre ta tendo otimas promoçoes com milhas, eu mesmo quando fui peguei 6k o trecho pela Gol. Um abraço.
CurtirCurtir
Lindas fotos, estive ha 2 anos em Noronha e adorei a ilha, só achei meio que sem estrutura a vila, mas as praias sao belissima. Parabens pelo post.
CurtirCurtir
Olá Janaina, grato pela visita. Realmente as praias são lindas, e a ilha não tem muito estrutura, peca um pouco nisso. Abs
CurtirCurtir
Belas fotos, parabens pelo blog, Notonha arranca suspiros.
CurtirCurtir
Olá, Mariela, que bom que gostou e obrigado pela visita !!!!
CurtirCurtir
Ola, muito bom o blog, pretendo ir ano que vem pra Noronha, qual mes voce acha melhor, que chove menos? Obrigado !!!
CurtirCurtir
Ola, Josi ! Se prefere um mar mais calmo, de julho a outubro são os melhores meses, lembrando que setembro e outubro são ainda melhores para quem curte mergulhar, pois a visibilidade nesse período chega a ser de aproximadamente 50m embaixo da água. (Eu fui em julho/agosto). Grato.
CurtirCurtir