ISTAMBUL

 

ISTAMBUL

 

istambullll

Istambul

Istambul, ao contrário do que a maioria pensa, não é a capital da Turquia, sendo essa a cidade de Ankara. Istambul é uma das cidades mais populosas da Europa, sendo sua população de maioria muçulmana. A antiga Bizâncio ou Constantinopla foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano até 1923, cujo governante máximo, o sultão, foi durante séculos reconhecido como o líder supremo dos muçulmanos, o que fazia da cidade uma das mais importantes de todo o Islão. Além desses fatores, é a única cidade do mundo localizada em dois continentes: europeu e asiático.

 

O aeroporto Atatürk é enorme e várias Cias aéreas voam do Brasil a Istambul com escala em outros países, a única que  faz vôo direto saindo do Brasil  é a Turkish airlines, o valor da passagem é um pouco mais caro….. as vezes vale a pena para quem não gosta de conexões e quer chegar mais rápido, são quase  13 horas sem escala…. saindo de Guarulhos as 3:10 e chegando em Istambul as 21:40 hs..

 

istam

Istambul

Eu fui com a intenção de fazer um Transplante Capilar, já que a Turquia é famosa por realizarem esse procedimento tão bem e com ótimo preço, mas claro,aproveitei e fiz  turismo também….. fui com  a Cia Latam com escala em Roma e depois mais 2 horas de viagem até Istambul…. vôo super tranquilo ! como fui na intenção de fazer transplante capilar, então já tinha uma pessoa da clínica me aguardando com o transfer para levar ao hotel…. mas existe outras formas de ir ao seu hotel seja de ônibus, taxis, uber que falarei a frente….

Galera do transfer já me aguardando na saída do aeroporto…….

transfer2

Motorista transfer…

 

Acabou de chegar no aeroporto  e precisa se conectar a internet wifi grátis? logo na saída tem uma loja da Starbucks onde vc consegue navegar gratuitamente.

 

starbucks

Aeroporto

COMO COMPRAR SEU CHIP CELULAR EM ISTAMBUL

 

Você é daqueles que como eu, quando sai do hotel já quer logo se conectar a internet, tirar fotos e já postar? Segue dicas de como comprar um chip em Istambul e ficar conectado o tempo todo. Para comprar o cartão SIM, você deve mostrar o seu passaporte porque é registrado pelo seu nome. Existem pelo menos 3 empresas na Turquia. Quando estive lá   perguntei a eles o preço mínimo para o cartão SIM.

Vodafone

O preço do cartão SIM é de 57 Liras Turcas
23 Liras turcas por 5000 mensagens, 500 minutos, e 3 Gb de dados.

Türk Telekom

O preço do cartão SIM é de 59 Liras Turcas
Também 4 Gb dados e 40 Liras turcas é dado como bonûs

Turkcell

O preço do cartão SIM é de 70 TL
Eles lhe dão 35 liras de bônus , o que significa 500 minutos e 2 Gb de dados

A minha sugestão é vale a pena comprar se você for ficar mais que uma semana. Também nos aeroportos, alguns cafés e alguns ônibus você pode acessar Wi-Fi gratuito.

Há dezenas de lojas espalhadas pela cidade que vendem o chip !

 

Valor da Lira Turca – 0,66  câmbio atualizado. Confira aqui !

Dica: Troque somente dinheiro necessário na casa de Cãmbio do aeroporto, pois no aeroporto costuma ser mais alta a taxa não valendo a pena…. deixe para trocar nas casas de câmbio, tem várias espalhadas pela cidade….

 

Esta casa de câmbio fica bem em frente a Praça Taksin, próximo ao hotel que eu fiquei, a cotação era ótima……

 

cambiooo

Casa câmbio na Praça Taksin

 

Qual a melhor época para ir a Istambul

Acho que a melhor época é sempre primavera/outono ou até mesmo no inverno, já que Istambul raramente faz muito frio como em outras cidade da Europa.

Eu acho o verão muito quente, quando eu fui no verão eu acabei cortando algumas coisas o que fazer em Istambul porquê o sol tava muito quente, e eu preferia descansar ou ficar em algum lugar fechado já que ao ar livre tava bem quente.

Clima em Istambul

 

Mês      Temp. mín. média               Temp. máx. média

Jan                     3                                              8
Fev                     2                                              9
Mar                     3                                             11
Abr                     7                                              16
Mai                    12                                            21
Jun                     16                                            25
Jul                      18                                             28
Ago                    19                                           28
Set                     16                                            24
Out                     13                                            20
Nov                     9                                             15
Dez                     5                                             11

 

O que fazer em Istambul durante o Ramadã

Durante o verão tem acontecido o Ramadã, mas que não tem muita diferença se você for apenas um turista num hotel/apartamento em algum lugar turístico de Istambul, para ser sincero é capaz de você nem perceber se não souber, já que não muda muito o que fazer em Istambul e nem os horários de funcionamento dos lugares.

 

O QUE FAZER EM ISTAMBUL ! SEGUE ALGUMAS DICAS !

 

BAIRRO TAKSIN

 

taksim

Praça Taksin

Que tal dar um pulo no centro comercial e mais moderno de Istambul? O bairro Taksim, um dos mais boêmios, é cheio de galerias de arte, lojas, restaurantes, cafés… Ruas charmosas e com muita street art. Eu fiquei hospedado nesse bairro, e adorei…..

RUAS DE TAKSIN

 

TORRE DE GÁLATA AO FUNDO

 

Você pode começar a explorar o bairro pelo Museu de Arte Moderna, ou Istambul Modern, que tem uma imensa coleção de obras de artistas turcos (e alguns estrangeiros) do fim do século 19 ao século 21. O prédio é imenso (8 mil metros quadrados) e os dois pisos são dedicados a exposições de arte moderna e contemporânea. Em cima, tem um café com uma vista linda para a cidade. Os ingressos custam 25 liras turcas. Horário de funcionamento: terça, quarta, sexta e sábado, das 10h às 18h; quintas, das 10h às 20h; domingos, de 11h às 18h. (Transporte: metrô de superfície, estação Karaköy).

 

 

TUNEL

TORRE DE GÁLATA

TORRE DE GALATA

 

Torre de Gálata, um dos pontos históricos de Istambul. Foi construída para defesa, mas acabou sendo usada também como observatório astronômico e prisão de “inimigos” em tempos de guerra. A vista lá de cima é uma das melhores – dá para ver tanto o lado europeu quanto o lado asiático da cidade, além do Estreito de Bósforo, claro. Para subir (tem elevador, ufa!), o visitante paga 25 liras turcas. Horário de abertura: todos os dias, das 9h às 20h. Dica: vá durante o pôr do sol, vale a pena!

 

De lá, volte ainda mais ao tempo em um dos sistemas mais antigos de metrô do mundo, o Tünel. O simpático “bondinho” sobe a avenida Istiklal Caddesi, famosa pelas centenas de lojas, cafés, restaurantes e docerias (boa notícia: é uma rua só para pedestres). O Tünel é uma boa opção para quem curte passear em um trem histórico e não quer subir a enorme avenida a pé. Se você prefere ir no seu ritmo, conhecendo as lojas, temos uma dica: no caminho, experimente o Lokum, doce turco facilmente encontrado na Istiklal – aliás, as confeitarias sempre oferecem degustações, uma boa desculpa para descansar um pouquinho.

 

BONDEEE

 

 

RESTAURANTE E BAR 360o

E por falar na Rua Istiklal que é uma rua animada dia e noite, é nela que está localizado o Bar e Restaurante 360o. Ele é formado por um bar, restaurante e uma parte ao ar livre, que o final da noite vira uma grande festa. Como costuma encher, com o pessoal chegando cedo para jantar, é melhor reservar (dá para fazer isso pelo site do local).

 

360

Achei tudo lá muito legal: desde o bar super descolado, o jantar incrível (uma culinária moderna, misturando oriente com ocidente – a cara de Istambul) e a linda vista da cidade lá de cima. Como ele abre durante o almoço e jantar, quem não puder ir durante a noite, vale a pena passar por lá nem que seja no final da tarde para assistir ao pôr do sol com uns bons drinks !

 

A MOVIMENTADA ISTIKLAL CADDESI

O ponto final do Tünel é a Praça Taksim, considerada o coração da parte moderna de Istambul. Foi o ponto do distribuição de água da cidade por séculos, e hoje abriga o Monumento ao Aguador e o Monumento à República. Lá tem ainda um parque bem aconchegante para dar aquela relaxada. Se estiver com fome, dê uma parada no Falafel House, um restaurante bom e barato.

 

rua Cihangir

Que tal andar pelas rua Cihangir, cheia de bares descolados e cafés alternativos, e pare para descansar um pouco e tomar alguma coisa (já experimentou o turkish coffee, o café turco? Esse é um bom lugar para isso). Ah, se você quiser aproveitar o embalo e curtir a vida noturna de Istambul, você já está no lugar certo – Taksim é cheio de festas e boates que movimentam a cidade todas as noites.

 MESQUITA AZUL

 

MESQUITA AZUL

Mesquita Azul

Visite a Mesquita Azul, a única com seis minaretes na cidade. Seu interior é revestido com nada menos do que 20 mil azulejos. Para ver sua cascata de domos do alto reserve uma mesa ao pôr do sol no rooftop do restaurante Seven Hills. A comida é básica mas o visual é maravilhoso.Não dá para negar que a Mesquita Azul é a principal atração de Istambul, com seu estilo otomano clássico, a mesquita azul é a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes.

Para quem não sabe os minaretes são essas “torres” e cada uma dessas torres hoje em dia tem um alto-falante que é por onde se pode ouvir o chamado para as orações nos horários de orações da religião islâmica.

Para ir a Mesquita Azul saindo da Praça Taksin, há 3 maneiras de chegar lá:

Táxi, Uber ou caminhando, são somente 4,5 km…. caminhando o percurso dura em torno de 45 minutos, de Táxi ou uber cerca de 7 minutos sem trânsito…..

 

SANTA SOFIA

 

SANTA SOFIA

Santa Sofia

SANTA Sophia é o prédio que resume um pouco dessa mistura que é Istambul, é antiga, já foi igreja de duas religiões diferentes, já foi mesquita e hoje em dia é um museu onde dá para ver tudo isso misturado, imagens de santos junto com letras árabes.

A igreja é um tesouro de mais de mil anos que impressiona com sua cúpula gigantesca feita durante o Império Bizantino. Mais tarde foi transformada em mesquita e hoje é um museu imperdível.

Imaginem um lugar com 1400 anos, que foi transformado com o passar do tempo e hoje tem elementos de religiões diferentes. É impossível não se impressionar com o tamanho do pátio principal, a gente se sente minúsculo lá dentro com o tamanho do prédio

BASÍLICA DA CISTERNA

 

CISTERNA BASILICA

Uma cisterna que foi construída no ano de 532! A cisterna foi construída na Época Bizantina para atender a demanda de água da cidade e hoje é uma das atrações de Istambul.

A gente pode atravessar a cisterna e seus mais de 300 pilares um pouco no escuro ao som de música erudita, e como é uma cisterna sempre tem uma gota caindo aqui e ali

GRAND BAZAAR

 

grand bazarrrr

Grand Bazaar

 

O Grand Bazaar ou Kapali Çarsi, criado no século 15, tem quatro entradas principais (e outras menores) que vão te levar aos 60 corredores e 5 mil lojas, com os mais variados produtos turcos que você possa imaginar: tapetes, joias, souvenires, doces, tecidos diversos, narguilés, roupas, luminárias de mosaicos coloridos, bolsas, artesanatos, cerâmicas, lenços, peças de cobre e metal, artesanato em pedras típicas da região, jogos de tabuleiro, antiguidades e muita coisa interessante relacionada à cultura do país

Uma das principais atrações de Istambul se chama Kapaliçarsi em turco e é um mundo a parte! São mais de 60 ruas cobertas onde estima-se que mais de 20 mil pessoas trabalhem (quase todos homens) e é possível comprar absolutamente tudo no bazar, de artesanato turco a roupas de couro

 

grande bazare

No Grande Bazar não dá para usar aquele “na volta a gente compra” porquê é impossível você lembrar onde era a loja na volta, são ruas e mais ruas de lojas todas parecidas umas com as outras e a gente se perde fácil, então se você estiver interessado tem que comprar logo.

Confira aqui o mapa do Grande Bazar.

Mesmo que você não esteja pensando em comprar, passear pelo Grande Bazar com certeza é uma boa sugestão de programa em Istambul. Dentro do movimentado mercado (caso não queira enfrentar multidões, a dica é visitá-lo numa segunda-feira) você encontra restaurantes e cafés que servem os famosos chás turcos e onde é possível sentar-se e observar o vaivém das pessoas no local.

O mercado, um importante centro de compras da cidade desde 1461, abre de segunda a sábado, das 9h às 19h (fica fechado em domingos e feriados).

Como chegar: O Grande Bazar fica a uma agradável caminhada de mais ou menos 15 minutos da Mesquita Azul.

Caso queira sair da Praça Taksin ao Grand Bazaar existe 4 maneiras:

1 – Metrô – 20 minutos, custa em torno de 3 reais

2 – Táxi e uber – 5 minutos

3 – Caminhando – em torno de 45 minutos…

Kadı Mehmet Mh., Beyoğlu, Istambul
Site: http://www.grandbazaaristanbul.org

MERCADO DE ESPECIARIAS

 

MERCADO ESPECIARIAS

Outra feira imperdível da cidade é o Mercado de Especiarias ou Mercado Egípcio, que também fica no bairro de Eminönü. Você pode caminhar até o Grand Bazaar em poucos minutos. A estação mais próxima é a Eminönü, pertinho da ponte de Gálata

OS FAMOSOS DOCES TURCOS

Os turcos tem uma variedade grande de doces em sua culinária e algumas dessas delícias carregam histórias que datam de 250, 1000 e até 2000 anos. Separamos cinco dos mais conhecidos doces turcos pra te deixar com água na boca.

LOKUN

LOKUN

Doce Lokun

 

O Lokun é uma espécie de bala de goma muito popular na Turquia. Ela foi criada pelo confeiteiro da corte imperial de Istambul, Ali Muhiddin Haci Bekir, no final dos anos 1700 e é vendida até hoje em várias lojas e confeitarias pelas ruas do país, inclusive na loja de seu criador, que mantem a receita original, passada de geração em geração, por mais de 250 anos. O doce é feito de amido, açúcar e água e tem a aparência de geleia, cortada em cubos e coberta com açúcar de confeiteiro. O sabor mais tradicional é o aromatizado com água de rosas, mas é possível encontrar uma variedade grande de outros sabores, como laranja, amêndoas, creme de leite e chocolate. A aparência do doce, colorida, chama muito a atenção e é parte do sucesso da iguaria entre as crianças.

DONDURMA

A palavra Dondurma, significa “congelando”, então você já sabe do que estamos falando né? Trata-se do famoso sorvete turco, encontrado em muitos lugares em cidades como Istambul. O Dondurma tem características únicas: uma consistência que lembra um chiclete, resultado do preparo com leite de cabra, que oferece uma textura firme e mastigável ao doce, além da resistência ao calor, devido ao uso de uma farinha de raiz de orquídea roxa em sua receita. O detalhe “puxa-puxa” da guloseima permite que o sorvete seja quase uma atração turística turca, com sorveteiros normalmente vestidos com coletes árabes servindo o doce em meio a malabarismos que são um show a parte e encantam todos que passam pela Turquia. Dá uma olhada no vídeo abaixo para entender o que estamos falando.

 

 

especiarias

Mercado Especiarias

BANHO TURCO

Hamam, o famoso e relaxante banho a vapor turco, é oferecido em diversos estabelecimentos de Istambul, a exemplo do tradicional Çemberlitas, em Sultanahmet, na Cidade Antiga. Ao chegar ao recinto, você deve escolher o tratamento e realizar o pagamento; depois disso um funcionário do local o encaminhará até a área dos banhos.

hamam-banho-turco-06

Banho turco

 

Você pode optar pelo tratamento do tipo “self-service”, no qual o cliente esfolia o próprio corpo e pode permanecer o quanto quiser no salão de mármore (TL 45); no tratamento tradicional (TL 69) estão incluídos uma esfoliação corporal e um banho de espumas conduzidos por um funcionário (na área reservada aos homens) ou funcionária (área reservada para mulheres).

Tratamentos como reflexologia (massagem nos pés) e massagem corporal com óleo também estão disponíveis no local, que foi construído pelo arquiteto Sinan em 1584. No preço estão inclusos toalha, chinelos, produtos para banho, roupa de banho e o direito de usar um armário com chave.

O Çemberlitas Hamami abre diariamente, das 6h à 0h, e reservas antecipadas não são necessárias. Informações completas e fotos dos tratamentos podem ser conferidas no website (em inglês).

Como chegar: Bonde elétrico, linha T1 Bağcılar-Kabataş (desça no ponto Çemberlitas).

Vezirhan Cad., 8, Istambul
Telefone: +90-212-522 79 74
Site: http://www.cemberlitashamami.com

 

BÓSFORO

 

PONTE BOSFOTO

Bósforo

 

Bem ao lado do ponto de tram (bondinho elétrico) Eminönü fica o porto de onde partem/chegam barcos que fazem o passeio pelo Estreito de Bósforo, um programa que, além de ser divertido, é uma boa forma de conhecer a história da cidade.

É bem possível que, ao se aproximar do porto, você seja abordado por pessoas ligadas a empresas de turismo que lhe oferecerão ingressos, mas é preciso ter cuidado, pois pode acabar pagando muito mais caro do que o normal! O ideal é fazer uma breve pesquisa de preços na área antes de adquirir os tíquetes.

 

barco3

A empresa Sehir Hatlari (que vende ingressos em um quiosque ao lado da Ponte de Gálata) disponibiliza dois tipos de passeio: o curto e o completo. O passeio curto dura duas horas, em média, e custa TL 10 (recomenda-se o guia em áudio, disponível em vários idiomas por TL 5). O barco é grande, tem deck – de onde é possível tirar fotos inesquecíveis -, lanchonete e toda a estrutura necessária.

barco

O passeio completo exige mais tempo disponível e custa TL 25 (também recomenda-se o guia em áudio por TL 5). Você confere aqui a rota completa dos dois tipos de passeio e também os horários de partida durante todo o ano. No website da empresa também é possível ver com antecedência os horários das linhas de ferry boat, partindo de várias partes de Istambul.

bosforo

 

Caso esses passeios aquáticos não sejam o seu foco, você pode observar a Ponte de Bósforo dando uma volta pelo charmoso bairro de Ortaköy, cheio de ruazinhas decoradas, feirinhas e souvenirs. Ali tem também muitos restaurantes, sorveterias, cafés e bares legais para beber ou comer algo, e claro, aproveitar a vista

PALÁCIO TOPKAPI

 

palacio-topkapi-instambul-turquia-

Palácio Topkapi

O complexo é dividido em partes: são quatro jardins diferentes, com mesquitas, construções imponentes e muita coisa interessante. Para ficar mais fácil se programar, segue os principais pontos: no primeiro jardim, ficam a Igreja de Santa Irene (ingresso separado, 20 liras turcas) e o Portão Imperial; no segundo, ficam a Seção de relógios, a Torre da Justiça e as cozinhas do palácio; no terceiro, estão as Relíquias sagradas e o hall dos retratos dos sultões, além de diversos dormitórios; no quarto, o Terraço de mármore e a Torre Gülhane Kapisi.

 

Palácio-Topkapi-em-Istambul

Um dos pontos altos do tour pelo palácio é visitar o Harém, onde moravam as esposas, os filhos e as chamadas concubinas (mulheres que moravam com o sultão, mas não eram oficialmente casadas com ele). Cada uma tinha seu próprio quarto e, segundo relatos, havia muito ciúme e briga para ser a esposa preferida. A entrada para o harém é comprada separadamente por 25 liras turcas. O ingresso apenas para o museu (Harém e Igreja de Santa Irene não inclusos) custa 40 liras turcas. Horário de abertura: das 9h às 16h45 (inverno) e das 9h às 18h45 (verão)

COMO IR DO AEROPORTO AO CENTRO PRAÇA TAKSIN

A empresa havabus.com    disponibiliza confortáveis ônibus com ar-condicionado que fazem o transporte de passageiros a TL10, o trecho (por pessoa). A viagem até a praça Taksim dura 40 minutos, em média (dependendo do tráfego), e os ônibus, que ficam na área externa do desembarque, partem a cada 30 minutos. Os tíquetes podem ser adquiridos com o próprio motorista.

Meus amigos não tinham transfer e foram de bus com esta empresa e foi super tranquilo e confortável….

 

COMO SE LOCOMOVER EM ISTAMBUL 

A pé

Uma das maneiras mais agradáveis de explorar a parte turística da metrópole, não somente pela facilidade de acesso aos principais pontos, mas também por conta do trânsito – que não costuma ser nada fácil. Sapatos e roupas confortáveis, além de um bom mapa, são essenciais para aqueles que pretendem optar por esse meio de locomoção. Tours a pé guiados – e de graça (sistema de gorjetas) – também podem ser uma boa opção para aqueles que não têm tempo a perder. Informações completas aqui.

Confesso que eu explorei bastante a cidade a pé, por exemplo fui da praça Taksin ao Grand Bazar, caminhando entrava e saia das lojas durante o percurso e durou 40 minutos….

Bonde elétrico (Tram)

Os bondinhos elétricos da cidade costumam lotar com facilidade, especialmente nos horários de pico. Mas, se você não se importar em viajar com pouco conforto em alguns períodos do dia, são uma boa opção de acesso aos principais pontos turísticos da cidade.

T1 Bağcılar- Kabataş
Sem dúvida alguma, a linha de tram mais útil para quem está na cidade a turismo. O veículo sai de Zeytinburnu, onde há uma conexão para o aeroporto, passa pelas paradas de Sultanahmet e Eminönu. Em seguida, o bondinho atravessa a Ponte de Gálata e vai em direção ao ponto final, Kabataş.

Da estação de Kabataş é possível pegar um funicular para a praça Taksim (veja abaixo). A passagem (Jeton) custa TL 3 e pode ser adquirida em máquinas que ficam nas entradas das estações (Jetonmatik), bem fáceis de usar e com instruções em inglês.

DICA: Faça o passeio no bondinho de época (Nostalgic Tramway) que circula entre a Praça Taksim e a Estação Túnel, passando por toda a rua Istiklal.

Funicular

O “funicular”, ou carro puxado por cabos, realiza o transporte de passageiros entre a Praça Taksim e Kabataş (ponto do bonde elétrico que leva o turista à cidade antiga) e vice-versa, e também de Karaköy a Beyoğlu (Rua Istiklal), o chamado Tünel.

A passagem pode ser adquirida nas máquinas que ficam nas entradas das estações (Jetonmatik), fáceis de usar e com instruções em inglês. No funicular também é possível utilizar o Istanbulkart.

Ônibus

Atenção! A passagem de ônibus deve ser adquirida antes do embarque nas máquinas dispostas em certas estações da cidade, como já citado no texto, ou em bancas de jornais. Portadores do Istanbulkart só precisam fazer o check-in.

Para conferir as linhas disponíveis é só acessar o site da IETT (com informações em inglês).

Táxis

Pegar um táxi em Istambul não é algo extremamente caro. Dependendo do horário e do local a ser acessado, essa pode ser realmente a melhor e mais rápida opção. Duas dicas importantes a serem consideradas:

– Ao entrar no táxi, observe se o taxímetro está ligado. Alguns motoristas costumam desligá-lo e cobrar um valor elevado.

  • dica: Tomem cuidado com táxi em Istambul,  eles são “famosos” por não serem honestos, alguns amigos usaram táxi lá e na hora de cobrar, o passageiro foi dar uma nota de 50 liras e o taxista pegou rapidamente e disse que a nota que ele tinha dado era de 20 liras…. enfim…. todo cuidado é pouco….

– Tenha sempre anotado o endereço do local a ser acessado para mostrá-lo ao motorista, se necessário. Muitos taxistas turcos não dominam a língua inglesa.

Carro

Istambul tem um trânsito extremamente confuso; portanto, circular pela cidade de carro pode ser uma aventura bastante estressante. Além dos constantes engarrafamentos, é bom contar com o adicional “ruas em obras”, pois, como toda cidade antiga, a metrópole necessita de reparos constantes.

ESTÁ EM ISTAMBUL E QUER ESTICAR ATÉ CAPADÓCIA ?
CAPADOCIA

Capadócia

Como chegar à Capadócia

Estando na Turquia, especialmente em Istambul, a melhor opção para chegar à Capadócia é de avião. Como a viagem por via terrestre pode levar 12 ou 13h, o voo, que tem apenas 1h15 de duração, é certamente a maneira mais rápida e prática.

Há dois aeroportos que servem a região da Capadócia, um deles em Nevsehir e o outro em Kayseri. O Aeroporto de Nevşehir, ou Nevşehir Kapadokya Airport, é o mais conveniente para explorar a região, porque tem uma localização melhor e está a apenas 40 km de Göreme, uma das principais cidades-base para se hospedar.

O lado negativo desse aeroporto é que ele pertence a uma cidade pequena, com pouco mais de 100 mil habitantes, portanto tem uma capacidade limitada e poucos voos diários. 

O outro aeroporto que serve a Capadócia, Kayseri Erkilet Airport, pertence a cidade de Keyseri, que tem mais de 900 mil habitantes. Comparado ao pequeno terminal de Nevşehir, o aeroporto de Kayseri é bem melhor, tem mais voos diários, voos internacionais, opções de locadoras e uma estrutura muito superior, mas ele fica bem mais afastado das principais cidades da Capadócia e está a cerca de 76 km de Göreme. 

 

Ou seja, se você quer mais opções de voos, estrutura e não se importa em pegar mais tempo na estrada, utilize o aeroproto de Kayseri; se você prioriza localização, utilize o aeroporto de Nevşehir.

Nossa sugestão: o aeroporto de Nevşehir é bem melhor localizado e mais prático, dê preferência a ele. Confira os voos para os dois aeroportos e, se a diferença de preço entre os dois for pequena, opte pelo de Nevşehir!

As principais empresas que operam na Turquia e viajam para os aeroportos de Nevşehir e Kayseri são a Turkish Airlines, a Pegasus, a Onu Air e a Anadolu Jet. Se você pretende partir de Istambul para a Capadócia, lembre-se de que a cidade também tem dois aeroportos, o principal deles, aeroporto internacional Ataturk, e um de menor porte, o Sabiha, que fica mais afastado da área turística da cidade.

Outro ponto a considerar é que o limite nacional de bagagem despachada é diferente do limite internacional; verifique as regras da companhia aérea que você escolher para saber quantos quilos são permitidos despachar sem cobrança.

 

Ônibus

Viajar de ônibus até a Capadócia não é a melhor das opções para quem está em Istambul. De toda forma, é uma alternativa para quem quer economizar com o deslocamento na viagem e não se importa com o tempo gasto. Os ônibus podem viajar durante a noite e os assentos costumam ser divididos por sexo, homens sentam ao lado de homens e mulheres ao lado de mulheres.

Nevsehir Seyahat e a Metro estão entre as empresas que você pode utilizar para viajar de ônibus.

Como sair do aeroporto

Táxis estão disponíveis nas saídas dos aeroportos, mas certamente não são a maneira mais econômica de você ir até um hotel na Capadócia, por isso, a melhor alternativa é utilizar um transfer compartilhado (pago por pessoa) ou um transfer privado, caso você queira privacidade ou esteja em família/grupo. Lembre-se de que há diferentes cidades na Capadócia para se hospedar, entre elas Göreme, Ürgüp, Uçhisar e Avanos, e o tempo de deslocamento até sua cidade-base dependerá da distância até ela.

Saindo do aeroporto de Nevsehir, utilizamos um transfer da empresa Demirhan e não foi preciso fazer reserva antecipada. A viagem até a parte central de Goreme custou ₺15 por pessoa, mas esse transfer é daqueles pinga-pinga e faz um caminho que para em diferentes cidades até chegar no seu destino final. Se você quiser chegar logo, não é uma boa ideia, porque ele demora mais para fazer um caminho simples.

Recomendamos, então, que você utilize outra empresa de transfer. Há várias opções e os valores custam entre 10 e €15. Duas opções para fazer o transporte são a Turkish Heritage Travel e a Cappadocia Express.

 

ONDE SE HOSPEDAR NA CAPADÓCIA

Entre as opções de cidades para se hospedar na Capadócia estão Göreme, Ürgüp, Uçhisar e Avanos, com cerca de 13.000 habitantes. Os aeroportos mais próximos ficam em Nevşehir e Kayseri, mas não são locais que recomendamos se hospedar, porque ficam mais afastados.

A hospedagem na Capadócia tem preços razoáveis e, mesmo durante o verão, voce encontra hotéis com ótimo custo-benefício. Geralmente, são hotéis de pequeno porte, com poucos quartos e, por isso, têm um serviço mais personalizado. Os hotéis nas cavernas são uma característica forte do lugar e são uma graça! Eles têm uma aparência mais rústica, mas não se engane, não há falta de conforto se você escolher um bom hotel! Se puder, fique em um hotel caverna. A experiência da viagem será ainda mais incrível!

Dica: Os preços das acomodações costumam estar em euros. Se você quiser, pode pagar em euro, e não na moeda local.

 

Adanos Konuk Evi

Situado em Avanos, o Adanos Konuk Evi está decorado com mobiliário artesanal, tradicional da região da Capadócia. Este alojamento de luxo apresenta salas de estar com televisões de ecrã plano e varandas com vista para a paisagem da Capadócia.
Menor tarifa: EUR 32

Safran Cave Hotel

 

ONDE FICAR E ISTAMBUL?

Hotel Nova Plaza Crystal

Nova Plaza Boutique hotel & Spa

ONDE COMER?

Uma coisa é certa: nem pense em dieta quando estiver em Istambul, cidade riquíssima em sabores. Lá o visitante vai encontrar todos os clássicos da substanciosa e contrastante culinária turca, não somente em restaurantes/bares, docerias e casas de chá (não deixe de provar o famoso chá de maçã), mas também nas movimentadas ruas da cidade, cheias de barraquinhas que vendem os conhecidos kebabs, pães, suco de romã, batatas recheadas (Kumpir) e outras iguarias deliciosas.

 

restau

Restaurante Italiano

 

italianinho

Restaurante Italiano  – Ótima opção no bairro Taksin….

EndereçoKocatepe Mahallesi, Cumhuriyet Cd. 13/A, 34443 Beyoğlu/İstanbul, Turquia

 

QUANDO IR ?

  • (dezembro – janeiro – fevereiro e até meados de março) frio intenso…
  • (junho – julho – agosto) verão – bem quente ( verão)
  • (Primavera: março – abril – maio |- temperatura bem agradável
  • Outono: setembro – outubro – novembro)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s